sexta-feira, 4 de dezembro de 2009

Campanhas anuais do Flamengo

Quando moleque acompanhava sem medir esforços todos os jogos do Flamengo. Isso porque estou falando de uma época em que não havia internet, TV a cabo, canais exclusivos de esportes e muito menos televisionamento ao vivo com tanta frequência.
E ainda com o agravante de eu morar em São Paulo onde , claro, todas as rádios só transmitiam os jogos de São Paulo. Eu, que tinha um pequeno rádio de pilha (sem plural mesmo, pois ele só usava uma pilha) azul, mas com um escudinho do Flamengo colado, fazia de tudo para captar, sempre com muito chiado as transmissões da Rádio Globo, ou Rádio Tupi, com o inesquecível José Carlos Araújo (com o slogan Voltei!!!!) ou o Mário Vianna (Gol leeegal! ou Ba-nhe-i-ra!!!).
Além disso acompanhava com toda fidelidade as notícias do Flamengo pela revista PLACAR e principalmente pelo JORNAL DOS SPORTS.
Não bastasse tudo isso, eu ainda fazia de próprio punho um caderno com a campanha anual do Mengão.
Ilustro esse papo com partes do caderno de 1975.
Hoje em dia acho engraçado, pois além de transpor a súmula que era publicada nos jornais, ainda fazia comentários pessoais sobre os jogos, e ainda ilustrava com recortes.
Embora, com certeza terei mais postagens para falar de autógrafos, vale registrar aqui alguns autógrafos que peguei da equipe do Flamengo que veio a São Paulo para enfrentar o São Paulo no dia 14/09/1975.
Estão aí, devidamente numerados:
1 - Luiz Paulo
2 - Doval
3 - Rodrigues Neto
4 - Zico
5 - Luisinho
6 - Cantarele
7 - Geraldo
8 - Jayme
9 - Júnior
10 - Paulinho

Um comentário:

Creedance Kiddo disse...

Amigo rubro-negro, eu tambem fazia um caderno igual este seu. As mesmas fotos do Jornal dos Sports e a Revista Placar. Tambem com autografos - hoje raros - de Zico, Geraldo, etc. Eu tinha 14 anos na epoca que visitei a Gavea para assistir um treino e pegar autografos. Gostei de ver os seus scans postados. O meu tá guardada em algum lugar. Um dia desses vou procurar achar e quem sabe, postar tambem. Parabens e um grande abraço.